A apresentação na Biblioteca Escolar da Escola Básica D.
António Ferreira Gomes, por um grupo de alunos do 9.ºA, da peça de teatro francesa “Heil Hitler –
a Segunda Guerra Mundial”, de Michel Fustier, no dia 9 de maio, foi um bom
exemplo das vantagens da exploração dramática de conteúdos curriculares:
- abordagem interdisciplinar,
- promoção do gosto e do prazer da leitura,
- motivação para a aprendizagem da língua francesa,
- construção por parte dos alunos de aprendizagens significativas.
Esta atividade resultou da articulação entre as disciplinas
de Francês e História e do entusiasmo e empenho com os alunos abraçaram este
projeto. A leitura, a memorização e o treino do texto em francês (com uma
linguagem difícil para alunos de nível III), a preparação das personagens e dos
adereços, os ensaios dirigidos pelo Diogo Ferreira (ex-aluno da nossa escola e que
está a fazer a sua formação superior em Teatro), assessorado pelas docentes de
Francês e de História, foram tarefas que este grupo de alunos, auxiliados por
alguns colegas da turma, realizou com muita dedicação e resiliência.
Relembrando um período negro da história do mundo e da Europa, a apresentação deste texto às outras turmas de 9.º
ano da escola e a alguns professores foi um sucesso!
Sem comentários:
Enviar um comentário