Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

Todos juntos podemos ler

Como trabalho final do projeto "Todos Juntos Podemos Ler" a Turma S2A da docente Graciete Gaspar desenvolveu a leitura e exploração da obra "A ovelhinha que veio para o Jantar". Fazendo uma articulação com as TIC, os alunos responderam a um Wordwall para se verificar a compreensão leitora. Nas expressões artísticas, cada aluno ilustrou as personagens ou momentos da história. Fez-se ainda uma articulação com Cidadania e Desenvolvimento e com a Educação Sexual, explorando-se a valorização dos afetos e expressão dos sentimentos que o lobo manifestou para com a ovelhinha. Para a dramatização da obra contaram com a colaboração da atriz Sofia Abreu (da companhia de Teatro "Cabeças no ar e pés na Terra) em 3 momentos distintos. Com esta ajuda, fez-se a divisão da turma em grupos para a recriação das personagens, explorando-se a leitura associada à dramatização. Por todo o trabalho desenvolvido, os nossos parabéns.


Como trabalho final do projeto "Todos Juntos Podemos Ler" as turmas B2A, B4A e B4B, realizaram uma pequena dramatização da história "As bodas na capoeira". Para a preparação, as docentes das turmas tiveram o apoio da atriz Sofia Abreu da companhia de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra. No dia 15, usando o espaço da Biblioteca, apresentaram o seu trabalho para convidados especiais, os seus colegas do Pré-escolar da escola. Pelo trabalho desenvolvido, os nossos parabéns.


Exploração pedagógica do livro “Sou Asas”, de Marta Morgado,  por parte de um dos grupos de alunos orientados pela docente Albertina Santos, na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, no âmbito do projeto "Todos Juntos Podemos Ler".



Vídeo ilustrativo dos trabalhos desenvolvidos na exploração da obra "A girafa que comia que estrelas" no âmbito do "projeto todos juntos podemos ler" na turma S2A da docente Garciete Gaspar.
Após a leitura da obra, procedeu-se à exploração da mesma, tendo os alunos feito o registo escrito das ideias principais da história. Depois, fez-se uma articulação com Estudo do Meio, fazendo-se o Bilhete de Identidade da girafa, os alunos pesquisaram informações para completarem as informações do B.I. Na área das Expressões Artísticas os alunos ilustraram "A girafa que comia estrelas" e posteriormente procedeu-se à montagem da exposição dos trabalhos elaborados.  Com o intuito de fomentar o desenvolvimento das competências digitais na turma e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de leitura e da escrita, os alunos escreveram no Word o resumo da história (em Apoio ao Estudo).



Trabalhos realizados pelos alunos do 2.ºA de Sampaio da docente Graciete Gaspar , no âmbito do projeto TJPL

















No Projeto de Decoração e Cerâmica, os alunos do 2.º ciclo, João Martim, Rúben Neiva e Lara Dias desenvolveram atividades de desenho, pintura, colagem e modelação de acordo com as épocas festivas do ano , nomeadamente o Natal, a Semana dos Afetos, o Carnaval, a Páscoa e o final do ano letivo. Os trabalhos foram expostos ao longo do ano em placares  do átrio da escola.












CERÂMICA - Miguel



Rui









O lápis mágico de Malala
 

Heróis da vida real de Teresa Isabel Ferreira

Clique na imagem para aceder ao formulário.



Sem comentários:

Enviar um comentário