O poder da imaginação e o acreditar nas capacidades pessoais de cada um foram as mensagens proferidas por José Vaz nas sessões que realizou junto dos alunos das EB1/JI da Bela e da Gandra.
Conhecedores das obras "Celestino, o rato da biblioteca" e "A fábulas dos feijões cinzentos", os alunos ficaram surpreendidos com pormenores interessantes sobre a construção dessas mesmas obras, como a razão do rato Celestino ser branco e do nome do seu amigo ser Teodoro. A importância da História Local e Nacional foi, também, referida como um aspeto relevante na produção desses textos infantis.
Este excelente comunicador, José Vaz, deliciou os alunos com o relato de algumas das suas vivências enquanto criança e adulto. Salientou que a atenção dada à realidade que o rodeava permitiu-lhe, desde cedo, desenvolver a imaginação e o gosto pela escrita. Hoje, dedica-se a escrever textos de literatura infantil com especial destaque para os temas da Palavra e do Livro.
A finalizar as sessões foram apresentados trabalhos escritos (em prosa e verso) e ilustrações sobre a história do "Celestino, o rato da biblioteca", que o autor acolheu com muita satisfação e entusiamo.
Sem comentários:
Enviar um comentário