De cravos se enfeitou a comemoração do trigésimo oitavo aniversário do 25 de Abril no nosso agrupamento, com uma atividade de articulação entre o departamento das expressões, o departamento de Ciências Sociais e Humanas, o departamento do 1º ciclo e os Serviços da Biblioteca Escolar.
Entre os dias 23 e 26 abril, foram expostos na sala de convívio os cartazes alusivos à efeméride elaborados pelos alunos na disciplina de EVT. Na Biblioteca Escolar da escola sede esteve patente uma exposição de brinquedos, revistas, livros, material e diplomas escolares da época disponibilizados pelos professores Arlindo Vieira e Luísa Quadrado e pela assistente operacional Paula Leis. Esta exposição foi acompanhada pela projeção de uma série de pequenos filmes sobre o 25 de abril, agrupados numa lista de reprodução do Youtube e disponibilizada também no blogue dos Serviços da Biblioteca.
Os docentes da área disciplinar de História e a equipa da Biblioteca Escolar dinamizaram uma sessão sobre este acontecimento histórico junto das turmas de 4º ano, de todas as escolas do agrupamento, a partir da leitura animada da obra de João Pedro Mésseder “O Romance do 25 de abril”.
No dia 26 de Abril, os alunos de 6ºano assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre esta efeméride, programada pelos docentes de EVT e orientada pelo coordenador do departamento de Ciências Sociais e Humanas, Professor Arlindo Vieira.
Assim se recordou o dia da liberdade, por aqueles que tanto esperaram por esta madrugada e para aqueles que já nasceram livres, para que não esqueçam.
Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco
Sem comentários:
Enviar um comentário