Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de junho de 2022

Diário de escritas com a BE – “Eu, aprendiz | Eu, escritor| Eu, revisor | Eu, editor”

  No enquadramento do DAC e do plano de recuperação de aprendizagens Escola+21/23 – domínio de atuação 1.1 + Leitura e escrita -, foi operacionalizado em aula de acompanhamento da disciplina de Português entre as turmas E9.ºE e E9.ºC  um Diário de escritas com a BE – “Eu, aprendiz | Eu, escritor| Eu, revisor | Eu, editor” – escrita colaborativa a dinamizar em oficina de escrita e em aula de acompanhamento da disciplina de Português . Procurou-se, assim, operacionalizar de forma significativa a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e respetivos domínios de Educação para a Cidadania (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania), desenvolvendo aprendizagens essenciais. 

 Pela grande atualidade, selecionou-se o tema Oceanos e sustentabilidade, tornando-se pertinente a articulação com o poema épico de leitura episódica obrigatória - reescrita e atualização de segmentos da narração plasmada na obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões.  

 A operacionalização da atividade programada em equipa disciplinar de trabalho colaborativo do respetivo ano de escolaridade decorreu na segunda metade do segundo semestre, tendo sido implementado um modelo de trabalho oficinal colaborativo dentro de cada turma e interturmas, gerido pela mesma professora, titular e de acompanhamento.

UMA OUTRA EPOPEIA de Teresa Isabel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário