Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

18 de março de 2021

DIVULGAÇÃO DO PROJETO DE ETWINNING “Les Langues sans frontiéres”

Este projeto remete para os grandes temas suscitados pela simbologia do pássaro tsuru e da Lenda dos 1000 tsurus.
Foi aprovado no âmbito da formação “Collaborative activities go beyond communication and exchange of materials” que decorreu em outubro de 2019 em Bratislava, onde estiveram presentes as docentes Albertina Moreira e Júlia Ribeiro e envolveu alunos destas docentes.
Na disciplina de Matemática, a docente Albertina Moreira envolveu as suas turmas do A7ºB (atual A8.ºB), A9ºC e alguns alunos do A9ºA do ano 2019-2020. No caso da docente Júlia Ribeiro, foi a turma A8ºC, atual A9ºC. Participaram também alunos da Moldávia e da Bélgica.
A língua francesa foi escolhida como meio primordial de comunicação, tanto oral como escrita porque é a língua materna para os alunos belgas e uma língua de aprendizagem comum para os alunos portugueses e moldavos.

Na disciplina de Matemática o trabalho consistiu numa pesquisa sobre a lenda dos Tsurus e como construir estes origamis. Procedeu-se à sua execução e os alunos analisaram as relações geométricas existentes através das respetivas dobragens. Posteriormente, escreveram mensagens de paz em cada um deles para depois se elaborar um painel. 
Os alunos de 9º ano, construíram vários quadrantes, para medirem distâncias inacessíveis, tendo sido posteriormente utilizados para a resolução de um problema envolvendo os origamis e os quadrantes.
Os alunos realizaram ainda outras atividades, nomeadamente, foi trocada uma lista de palavras que cada país preenchia para aprendizagem dos alunos, e construídos e trocados cartões de Natal usando QRCodes e motivos geométricos alusivos à matemática.
No contexto deste projeto internacional, os alunos do 9º ano construíram, ainda, um mapa utilizando o programa ZeepMaps com a localização dos diferentes países e escolas participantes, elaboraram um PowerPoint com as regras de netiqueta e segurança na Internet e alguns concorreram a um concurso de logos, tendo sido premiada uma aluna do 9º ano.


Eis as atividades desenvolvidas pelos alunos do atual A9ºC, na disciplina de Francês, que podem visualizar aqui:
  • Construção de um e-Book para registar todas as etapas do processo de escrita e todo o trabalho envolvido.
  • Realização, no Youtube, de um pequeno vídeo de apresentação dos alunos e da escola aos alunos das escolas parceiras, com recurso ao Inshot.
  • Criação de ilustrações recorrendo às apps Sketchpad e Infinite Design.
  • Criação de um Podcast com um registo áudio da história criada.


Os alunos da Bélgica e da Moldávia, entre outras atividades, ficaram encarregues de uma criação artística a partir da história criada pelos alunos do A9ºC. Devido à pandemia, as docentes desses países entenderam não dar, por agora, continuidade ao trabalho dos nossos alunos, mas como da nossa parte, está feito, entendemos que os nossos alunos estão de parabéns! São trabalhadores, têm espírito colaborativo, são criativos e são…ESPETACULARES!

Sem comentários:

Enviar um comentário