Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco
"Ut pictura poesis" - 11.ºE
Apresentamos mais um trabalho de grupo no âmbito da proposta da docente de português, Teresa Ferreira, "Ut pictura poesis". No final da unidade didática, na modalidade de ensino a distância, os alunos foram convidados a estabelecer relações interartes a propósito do estudo de Antero de Quental e/ou de Cesário Verde, autores estudados ao longo do terceiro período.Esta atividade contemplou a interdisciplinaridade com a disciplina de Filosofia e dividiu-se em duas partes:
- Componente de natureza mais teórica: esquematização da análise do poema ou da parte do poema que serviu de base à exploração de uma relação entre a poesia e a pintura;
- Componente de natureza mais prática: selecionar uma forma criativa de divulgar o(s) autor(es) e o(s) texto selecionado(s), estabelecendo, pelo menos, uma relação com uma tela selecionada de um conjunto de recursos disponibilizados na disciplina de Filosofia aquando do estudo da Arte.
Parabéns aos alunos Diana Amaral Coimbra, nº 7; Joana Oliveira Farelo, nº 12; Mariana Filipa Alves Silva, nº 15, do 11.ºE por esta fascinante viagem entre o poema de Antero de Quental "Mors Liberatrix" e o quadro de Claude Monet "A Seascape, Shipping by Moonlight".
Sem comentários:
Enviar um comentário