Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

6 de março de 2020

Tertúlia À Conversa com... Marisa Almeida, investigadora do CIIMAR

No dia 4 de março, às 17h30m, na Biblioteca da Escola Sede realizou-se a tertúlia À Conversa com... Marisa Almeida, investigadora do CIIMAR, dirigida a toda comunidade escolar.

Esta tertúlia, intitulada Fito-ETAR: uma tecnologia verde para limpar águas residuais, realizada em articulação com o Departamento de Ciências Experimentais, enquadrou-se no âmbito do Ano Internacional da Fitossanidade.

A professora doutora Marisa Almeida (ex-aluna da Escola Secundária de Ermesinde) explicou que as fito-ETARs são sistemas de zonas húmidas, construídos para tratar águas residuais ou poluídas. A forma como funcionam foi ilustrada através de uma pequena maquete.
Esta tecnologia verde tem sido utilizada não só para a remoção de poluentes comuns, nomeadamente nutrientes, matéria orgânica ou bactérias,  de poluentes persistentes, como os pesticidas ou os hidrocarbonetos e também de poluentes emergentes, como medicamentos e produtos de higiene pessoal (desodorizantes, shampoos, …). 
A nossa convidada esclareceu ainda a plateia sobre as possibilidades da reutilização da água assim tratada, contribuindo para uma economia circular.  As fito-ETAR constituem também uma forma de travar a destruição de habitats naturais, contribuindo para a proteção da biodiversidade e regulação hidrológica e climática.
No final a plateia, constituída por docentes, alunos, pais e outros elementos da comunidade local colocou à investigadora algumas questões sobre a forma como os dirigentes políticos estão a integrar esta tecnologia na gestão do território, a aceitação da sua implementação por parte das comunidades e a forma como cada um de nós pode contribuir para uma economia mais sustentável.
Esta tertúlia proporcionou um momento de reflexão sobre um dos temas mais prementes da Cidadania Global, que aposta no respeito e na valoração da diversidade, na defesa do meio ambiente, no consumo responsável e no respeito pelos Direitos Humanos individuais e sociais.

O nosso agradecimento à nossa convidada, que graciosamente nos proporcionou um enriquecedor fim de tarde!

Sem comentários:

Enviar um comentário