Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

1 de novembro de 2019

À conversa com a fadista Carla Teles


De origem castelhana, a palavra tertúlia significa pequena reunião de pessoas que se juntam para conversar sobre assuntos de interesse comum. Ora, foi com o objetivo de criar momentos de partilha e confraternização entre os docentes do Agrupamento, que surgiu a atividade “Tertúlias artísticas, cientificas, filosóficas e científicas - À conversa com…”.


No dia 30 de outubro, a nossa convidada, Carla Teles, trouxe como mote para nossa conversa o Fado, declarado pela UNESCO património imaterial da Humanidade.
A biblioteca da Escola sede “vestiu-se” com alguns dos principais símbolos desta expressão artística: os xailes, a guitarra portuguesa, o vestido da fadista, a projeção do quadro “O Fado” de José Malhoa e preparou-se para uma viagem pela história do fado.
A partir da declamação do poema “Fado”, de José Régio, pela professora Ana Paula Teles, a conversa fluiu, guiada por Carla Teles, que também brindou os presentes, com a interpretação de temas como “No teu poema”; “Amar”; “O fado de cada um” e “O meu amor vem de longe”.
Nesta tertúlia, o Fado, pela voz da nossa convidada, arrancou a cada um de nós um sorriso que se sobrepôs às nuvens que teimavam em preencher o céu.

O nosso agradecimento a Carla Teles, que graciosamente nos proporcionou um excelente fim de tarde!

Sem comentários:

Enviar um comentário