Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

SOBE - Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares



Publish at Calameo or read more publications.


Obras e Materiais sobre Saúde Oral


As bibliotecas da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes e da EB1/JI da Bela enriqueceram o seu acervo documental com a oferta por parte do Projeto SOBE de dois Kits de livros, CD-audio e jogos acerca do tema da Saúde Oral.
         A saúde oral é um aspeto fundamental para a qualidade de vida das crianças e jovens, por isso, estes materiais são um precioso auxiliar na planificação e implementação da unidade temática da educação para a saúde.





Sessões de Sensibilização e Leitura


As turmas do pré-escolar das escolas EB1/JI do Agrupamento iniciaram no 2.º período letivo a temática da Higiene Oral. As sessões foram promovidas por grupos de estagiários de Mestrado em Saúde Oral Comunitária do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte.
Nessas sessões assistiram a um pequeno filme sobre os cuidados a ter diariamente com a higiene oral. Foram informados sobre aspetos como: a constituição da dentição das crianças, a importância da regularidade das escovagens, a indicação dos alimentos saudáveis e daqueles que se devem evitar por provocarem cáries, o tipo de escova e quantidade de pasta de dentes a utilizar nos cuidados diários e os corretos movimentos da escovagem dos dentes.
Com o auxílio dos promotores recordaram as informações e receberam uns desenhos alusivos ao tema para pintar.
O Serviço das Bibliotecas Escolares através da leitura do livro “Kiko, o dentinho de leite” de Manuela Mota Ribeiro relembrou essas informações e alertou para a necessidade da prevenção das cáries, da aplicação necessária do flúor, da importância da ida regular ao dentista, da função dos diversos tipos de dentes e dos cuidados alimentares a ter.
As turmas de modo autónomo puderam ouvir e aprender a música “Kiko, o dentinho de leite”, fazer o registo da história e pintar os desenhos que lhes foram distribuídos.
Na EB 23 D. António Ferreira Gomes a turma do 5.º B relembrou informações anteriormente trabalhadas acerca do tema da Saúde Oral e através da Leitura da obra “Sorriso de Estrela” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada iniciou a pesquisa para a apresentação de um trabalho.



     As turmas do pré-escolar envolvidas no Projeto SOBE têm realizado trabalhos de registo da história "Kiko, o dentinho de leite". Na EB1/JI da Gandra as turmas do pré-escolar estão a proceder à escovagem diária com os kits entregues pela inscrição no Projeto 350.000 escovas.







1 comentário:

  1. A saúde oral infantil é muito importante pois é aí que se começa a prevenção para adultos saudáveis. E que melhor maneira do que aprender brincando.

    ResponderEliminar