Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

6 de outubro de 2022

Manifestum - A Arte de Dizer: Cinema de Animação

 No âmbito do festival Manifestum - arte de dizer 2022, organizado pela Biblioteca Municipal de Valongo, realizaram-se, nos dias 3 e 4 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde, duas sessões de cinema de animação, em parceria com a Casa de Animação. 

No dia 3, de manhã, na sessão dirigida aos alunos do 1.º ciclo, estiveram presentes cerca de 240 alunos, das três Escolas Básicas com 1.º ciclo do nosso Agrupamento, que assistiram à exibição dos filmes: Maré, de Joana Rosa Bragança; A Menina Parada, de Joana Toste; Mesa, de João Fazenda; Ovo, de José Miguel Ribeiro; Foi o Fio, de Patrícia Figueiredo e Circo, de André Ruivo. No final, a presença do realizador Patrícia Figueiredo proporcionou o diálogo com as crianças sobre a arte de fazer cinema de animação

Os alunos de 9.º ano da Escola D. António Ferreira Gomes e das turmas E9.ºC e E9.ºF da Escola Sede deslocaram-se ao Fórum no dia 4, à tarde, para uma sessão dirigida a adolescentes da sua faixa etária, abordando temáticas pungentes e atuais. Depois de terem a oportunidade de assistir aos filmes: O teu nome é, de Paulo Patrício; O Homem do lixo, de Laura Gonçalves; Inside me, de Maria Trigo Teixeira; Tio Tomás, a contabilidade dos dias, de Regina Pessoa e A mulher do médico, de Bruno Simões, os alunos puderam conversar, com a realizadora Laura Gonçalves, questionando-a sobre o processo criativo e as técnicas ligadas ao cinema de animação.



Sem comentários:

Enviar um comentário