Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

25 de outubro de 2021

Encontro com o Escritor e Professor Jorge Rio Cardoso



O Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, com o patrocínio do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Valongo, organizou no dia 22 de outubro, na plataforma Microsoft Teams, duas palestras com o Escritor e Professor Jorge Rio Cardoso, uma destinada aos alunos do ensino secundário e outra destinada aos pais/encarregados de educação. 
Na sessão “Ser bom aluno, Bora lá? Técnicas de estudo para o sucesso”, dirigida aos alunos, o orador apresentou técnicas, dicas e conselhos para ser bom aluno, sugerindo aos jovens ferramentas para poderem construir o seu próprio método de estudo e alcançar bons resultados. Sublinhou que ser bom aluno exige concentração, organização e dedicação. Planear e calendarizar o estudo, manter o pensamento no que realmente interessa, desligar o telemóvel, rentabilizar o tempo e descansar quando é necessário. 
“Como fazer dos nossos filhos alunos de sucesso” foi o tema da sessão para pais/encarregados de educação, na qual Jorge Rio Cardoso apresentou algumas soluções para ajudar os pais a fazerem dos seus filhos alunos com sucesso escolar, partindo da análise do que considera serem os “sete pecados” que impedem o sucesso escolar: desmotivação e ausência de resiliência; falta de atenção e concentração; ausência de criatividade; falta de disciplina e regras; inexistência de foco; dificuldade de interpretação e, por último, a não responsabilização e falta de autonomia. 
Jorge Rio Cardoso é natural de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro. É professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal. É autor de várias obras sobre ensino e aprendizagem e colabora regularmente com diversos meios de comunicação como comentador na área da Educação.

1 comentário:

  1. Foi um gosto estar entre vós. Desejo a toda a comunidade educativa um bom Ano Letivo. Agradeço aos professores bibliotecários Teresa Maia, Júlia Correia e Zulmiro Barros o excelente empenho e fantástica organização. Aceitem um abraço do Jorge Rio Cardoso

    ResponderEliminar