Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

5 de maio de 2020

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa



A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) instituiu o dia  5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Presente em 5 continentes, o português é a quarta língua mais falada mundo. No hemisfério sul, é a primeira. Com cerca de 260 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É também um das idiomas oficiais de Macau (Lei Básica, Artigo 9.º). Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem português. 

Para a primeira comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Instituto Camões, em parceria com a CPLP, a UNESCO e a ONU News organizou um evento online em que participam duas dezenas de personalidades lusófonas da política, letras, música e desporto, que será transmitido a partir das 12h00  no canal Youtube do Camões.

Sem comentários:

Enviar um comentário