Explorar a Literatura para a
Infância junto das crianças do Jardim-de-infância é o resultado do
reconhecimento da importância do papel da literatura nesta fase de
desenvolvimento. O convívio/contacto diário com o Livro e as suas
histórias desenvolve competências que se revelam, mais tarde, importantes na
capacidade de produzir e perceber textos narrativos, orais ou escritos. Em
idade pré-escolar, o contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o
livro. As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas
pelas crianças, de memória ou a partir da imagem, são um meio de abordar o
texto narrativo que suscitam o desejo de aprender a ler. Através dos
livros as crianças também descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a
sensibilidade estética. Pelo livro a criança sonha, imagina, exprime
sentimentos e emoções. A leitura provoca sentimentos e emoções especiais,
diverte, comunica fantasias, faz recordar acontecimentos.
O Plano Nacional de Leitura,
promove um projeto de promoção de leitura em família, para a Educação
Pré-Escolar, Leitura em Vai e Vem.
O Jardim de Infância de Sampaio
deu continuidade ao projeto já iniciado e implementado em anos letivos
anteriores.
Este ano tendo em conta o grupo
ser muito heterogéneo, a abertura de uma biblioteca na Eb1, e em articulação
com as professoras bibliotecárias do Agrupamento, organizámos um
desenvolvimento diferente:
De cada vez, os grupos, trazem
um livro de casa, para partilharem com os colegas ou requisitam um livro da
biblioteca da EB1JI de Sampaio/ e
levam-no para casa, durante cinco dias, em mochila própria, confecionada pela
avó do Rodrigo e da da Inês Santos, para lerem em conjunto com os pais ou
outros familiares. No final da leitura, os adultos devem ajudar a criança a
fazer o registo de opinião num folheto próprio. Passando os cinco dias, a
mochila com o livro e o registo da leitura, voltam à escola.
Agora apreciem alguns dos nossos trabalhos.
Educadoras Adelina e Amélia
Sem comentários:
Enviar um comentário