O
Mar foi o tema sugerido pelo PNL para a Semana da Leitura que decorreu entre 11
e 15 de março. A festa da Leitura celebrou-se, na EB 23 e nas EB1/JI do nosso
Agrupamento, com sessões de Leitura em todas as turmas do mesmo. A
concretização dessas sessões contou com o envolvimento direto de vários
elementos da Comunidade Escolar, nomeadamente sessenta e dois alunos (entre os quais
duas alunas da escola secundária e cinco da turma de Português para Todos), vinte
professores, seis assistentes operacionais, uma encarregada de educação.
A
Comissão Administrativa Provisória associou-se também a esta comemoração
através das sessões de leitura dinamizadas pelo Dr. Álvaro Pereira e pela Dra.
Graça Carneiro.
Nesta onda
de leitura navegaram, sessenta textos informativos e literários, de diversos
autores nacionais e estrangeiros ou elaborados pelos alunos. Nas diversas salas de aula e nas duas bibliotecas escolares
do Agrupamento a Comunidade Escolar foi convidada a “mergulhar” em textos e
trabalhos multimédia elaborados por alunos e professores. Algumas destas
apresentações podem ser visualizadas neste blogue, no final desta notícia.
As
sessões de leitura foram preparadas com muito empenho por todos os leitores, que
sozinhos, em pares ou em grupo tentaram transmitir o prazer de ler aos que os
ouviam.
Nas
duas Bibliotecas Escolares estiveram patentes exposições sobre o tema central
do Mar. Na EB 23 uma rede de pescador decorada com diversos animais marinhos
recriou um cenário que pretendia estabelecer a ligação ao mar. Foi, ainda,
exposto um jogo didático subordinado ao tema.
As
diversas sessões de leitura realizadas na biblioteca da escola EB 23 caracterizaram-se
pela diversidade dos textos de formas de apresentação, passaram por lá a “Nau
Catrineta” declamada por uma docente, a história de um pescador recriada por um
professor conhecedor das artes da pesca e poemas escritos e declamados por
alunos de diversos anos escolares, entre outros.
No
último dia da Semana da Leitura, na Biblioteca da EB 23 foram entregues os
prémios relativos à 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura e dos concursos
realizados no âmbito da comemoração do Dia das Línguas, no dia 13 de março.
Nas
EB1/JI do Agrupamento os alunos do pré-escolar foram presenteados com sessões
de leitura dinamizadas por alunos do 1.º ano e pelo Serviço das Bibliotecas
Escolares. Na EB1/JI da Bela os alunos mais pequenos criaram um fundo do mar
que ofereceram à biblioteca para ser apreciado por todos.
Na
EB1/JI da Bela os trabalhos originais e criativos sobre a poluição do mar, a
preservação das espécies e textos literários foram expostos conjuntamente com o
colorido de inúmeros peixes, que os alunos ilustraram nos seus poemas e textos
narrativos.
Com
o intuito de transpor os alunos para a dimensão do prazer da leitura e do
conhecimento sobre o mar, as suas maravilhas e problemas atuais o espaço da
biblioteca foi decorado com mobiles de pequenos peixes e palavras alusivas ao
tema. Esses foram realizados pelas turmas do 1.º ano e Serviço das Bibliotecas
Escolares. Nos diversos intervalos, os alunos de modo autónomo dirigiram-se à
biblioteca, onde por detrás de duas cortinas com imagens de animais marinhos,
pintados anteriormente pelos alunos, assistiram em média 26 alunos a cada
sessão de leitura, num total que ascendeu os 208 alunos.
Nas
EB1/JI do Agrupamento foram expostos alguns trabalhos dos alunos, nomeadamente,
as turmas do 1.º ano da EB1/JI da Bela elaboraram um painel de parede a duas
dimensões sobre o tema e a turma do 1.º B através da leitura e exploração da
obra “O polvo coceguinhas” expos, num dos corredores da escola, um polvo
gigante em relevo.
Na
E1/JI da Gandra as turmas do 1.º ciclo empenharam-se em realizar textos
narrativos e em verso sobre diversas temáticas ligadas ao Mar. A sensibilização
para preservação das espécies e dos seus habitats, o apelo à correta utilização
dos recursos, nomeadamente da água, a divulgação da biodiversidade marinha e o
reconhecimento da importância do mar na História de Portugal. Todos estes
trabalhos foram apresentados na estafeta de leitura que percorreu as salas de
aulas de todas as turmas. Os alunos do 1.º ano criaram um texto que
apresentaram aos seus colegas do pré-escolar.
Na
EB1/JI de Sampaio os alunos do pré-escolar dramatizaram a história do “Polvo
coceguinhas” e apresentaram-na em conjunto com os trabalhos sobre o Mar dos
colegas do 1.º ciclo (textos em verso, pequenas estórias e textos informativos
sobre o esplendor do Mar, a questão da poluição marítima e o mar como fonte de
recursos), num painel gigante divulgado aos encarregados de educação, aquando
da festa da leitura realizada nessa escola.
No início do terceiro período nas
bibliotecas e nas EB1/JI do Agrupamento serão divulgados os trabalhos das
diversas turmas em painéis que serão brevemente expostos.
Em
ambas as bibliotecas os utilizadores puderam ouvir músicas e sons representativos
do mar.
A par destas atividades os diversos
Departamentos, Docentes e Educadores foram informados de um conjunto
considerável de textos literários em suporte digital e de uma lista de vídeos
educativos e pedagógicos do Youtube
disponibilizados no Blogue das Bibliotecas Escolares.
A escritora Eugénia Martins e a ilustradora Anabela Pedrosa visitaram a
biblioteca da escola EB 23 e apresentaram aos alunos de 5.º ano a sua obra “O
Dragão Napoleão e os amigos”. Espreitando as histórias de amizade do dragão
Napoleão com diversos dos seus amigos, através dos poemas e das gravuras, os
alunos foram seduzidos para o processo criativo da escrita e da ilustração.
A
biblioteca da EB1/JI da Bela recebeu a escritora Aline e o seu livro “A Bela e o Monstro e outros contos
mágicos”, que através da poesia recontou alguns dos contos tradicionais mais
conhecidos das crianças. Os alunos do 2.º ano ficaram maravilhados por as estórias
que conhecem desde o ensino pré-escolar serem apresentadas em verso. Esse foi
um aspeto que permitiu uma maior empatia entre leitores e a escritora.
Sem comentários:
Enviar um comentário