Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

4 de abril de 2025

Semana da Leitura: poesia ao ar livre

    A propósito da Semana da leitura, os alunos do A7C viveram um momento especial: uma sessão de leitura e declamação de poesia ao ar livre.

    Entre risos e folhas soltas pelo vento, partilharam-se poemas de Luísa Ducla soares, Rosa Lobato Faria e José Jorge Letria, sob o céu azul de primavera.





3 de abril de 2025

Semana da Leitura: poesia na aula de História

Na turma A8.ºB, a aula de História deixou entrar a poesia, na Semana da Leitura, para sublinhar o papel crucial que desempenhou na História da Humanidade, mas também para fazer jus às palavras do poeta espanhol Gabriel Celaya “a poesia é uma arma carregada de futuro”. 
 E como agentes do futuro, os alunos selecionaram dois poemas da coletânea disponibilizada pelo SBE, um de Maria Teresa Horta dedicada às mulheres e outro de João Luís Barreto Guimarães em louvor da poesia.

Semana da Leitura: leitura em família

No âmbito da Semana da Leitura, a professora Raquel Castelejo sugeriu aos Pais/Encarregados de Educação, do B3A, uma atividade intitulada "Leitura em Família".

Foi sugerido aos pais/EE que criassem um momento de leitura em família, no qual alguém da família lesse uma pequena história a outra(s) pessoa(s).
Partilhamos aqui um desses momentos vídeo demonstrativo do momento.

Vídeo

2 de abril de 2025

Semana da Leitura: poesia

 No decorrer da Semana da Leitura, a poesia contagiou também os alunos do A7.ºB. A leitura de poemas de José Jorge Letria, Rosa Lobato Faria e Adélia Lopes proporcionou a toda a turma (re)descoberta da beleza e força das palavras.



1 de abril de 2025

Semana da Leitura: encontro com...

Cópia de Encontro com... 
    No âmbito da Semana da Leitura, as turmas do 8º ano da Escola D. António Ferreira Gomes tiveram a oportunidade de participar no encontro com a autora Daniela S.L. Silva, de apenas 17 anos. A jovem apresentou o seu livro “PSI-corporação Ogígia”- uma distopia ambientada no mundo transformado pela pandemia da Covid-19 – e compartilhou a sua trajetória, inspirações e desafios no universo da escrita.
    O encontro proporcionou uma troca enriquecedora entre a jovem escritora e os alunos, incentivando o gosto pela leitura e pela escrita. "Ver alguém tão próximo da nossa idade publicar um livro faz-nos acreditar que também podemos realizar os nossos sonhos", comentou um dos alunos presentes.
    No final, a autora autografou exemplares de seu livro, tirou fotografias e teve ainda tempo para conversar com alguns alunos. 

Semana da Leitura: poesia ao ar livre

 Durante a Semana da Leitura, num solarengo dia de primavera, a turma do A7.ºA realizou uma empolgante sessão de leitura de poesia, ao ar livre, dinamizada pela professora de português, Elisa Ascensão. 

Os jovens leram poemas da coletânea disponibilizada pelo SBE, com especial destaque, para o poema “Pai” de Luísa Ducla Soares.


A7.ºA 

31 de março de 2025

Semana da Leitura: Desenhar uma flor


 Na Semana da Leitura, os alunos do 11.ºDCG, orientados pela docente Alice Sanches de HCA, gravaram a leitura do texto de José de Almada Negreiros.

Semana da Leitura: Camões


Vídeo realizado pela turma B3A, da Escola Básica da Bela, com a leitura de um poema sobre Camões, de António José Gomes Machado, sob orientação das professoras Raquel Castelejo e Carla Brito

30 de março de 2025

Semana da Leitura: Alfabeto da Amizade

 Na aula de Educação Visual do A6.ºC, a leitura foi especial com uma atividade  sobre a amizade, dinamizada pela professora Maria José Morais. Os alunos foram desafiados a ordenar os versos de um poema, reconstruindo-o de forma coerente antes de o lerem em voz alta. 

   A iniciativa estimulou a atenção à estrutura poética e promoveu a reflexão sobre o valor da amizade, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.



Semana da leitura: participação dos assistentes operacionais

 Na Semana da Leitura, as turmas do 2.º ciclo da DAFG receberam a visita da assistente operacional, Ana Paula Albuquerque, que encantou os alunos ao ler o divertido poema de Alexandre O’Neill, “Periclitam os grilos”. 

A leitura cativante demonstrou que a literatura pode unir toda a comunidade escolar de forma lúdica e inspiradora.




29 de março de 2025

Semana da Leitura: Dia Mundial da Poesia

 Na aula de Português do 12.ºA, em "10 minutos a ler na língua de Camões", fez-se a leitura partilhada de POESIA em dois momentos:

  • "Quebra-gelo: leitura partilhada pela professora de "Soneto à maneira de Camões" de Sophia de Mello Breyner Andresen, no seguimento da leitura de um texto selecionado da antologia partilhada pelos SBE, tendo por critério ser um dos poetas contemporâneos em estudo;



  • Partilha de poemas escolhidos pelos alunos em trabalho autónomo:

"Fria claridade" de Pedro Homem de Mello,


 

"Soneto de fidelidade" de Vinicius de Moraes,


 

"Urgentemente" de Eugénio de Andrade,


 

"Cântico Negro" de José Régio.


 

Semana da Leitura: Leituras em movimento

Na manhã de 28 de março, os clientes do Maiashopping foram surpreendidos por um momento especial. Logo após a abertura das lojas, às 10:00H, os alunos do 6.ºA da Escola Básica D. António Ferreira Gomes deram voz a poemas e excertos de textos, no âmbito da atividade concelhia “Leituras em Movimento”, inserida na Semana da Leitura.
A iniciativa, promovida pela Rede de Bibliotecas de Valongo, contou com a parceria do centro comercial e teve como principal objetivo levar a literatura para fora da sala de aula, aproximando a comunidade do prazer da leitura.
Entre aplausos e sorrisos, ficou a certeza de que a leitura pode surgir nos lugares mais inesperados – até mesmo entre vitrines e corredores de um shopping.


 

20 de março de 2025

Dia Internacional da Felicidade

 O Dia Internacional da Felicidade é celebrado a 20 de março todos os anos. Estabelecida pelas ONU em 2012, esta efeméride reconhece a felicidade como um objetivo humano fundamental.

Para celebrar esta efeméride a turma do 12.ºA gravou o Podcast "A essência da Felicidade".  

Parabéns pela iniciativa!



26 de fevereiro de 2025

Sessões Internet + Segura

     Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a Biblioteca da Escola Básica D. António Ferreira Gomes acolheu diversas sessões de Educação para a Cidadania Digital, em colaboração com as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Desenvolvimento.

    Para os alunos do 5º ano, foi adaptada a atividade "Equilibristas Digitais", proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Através da análise dos benefícios e desafios da Internet, os participantes foram convidados a refletir sobre as suas atividades online e offline, a identificar estratégias para se desconectarem e manterem um equilíbrio saudável entre os dois mundos e a estabelecerem rotinas de autorregulação.

    Já as turmas do 7º e 8º ano participaram na sessão "Superseachers: Torna-te um super pesquisador". O foco principal foi o desenvolvimento de técnicas para verificar a autenticidade de imagens, vídeos, textos e outros conteúdos online, a aprendizagem de métodos avançados de pesquisa para encontrar informações precisas e relevantes e a utilização de ferramentas digitais para otimizar a pesquisa.




Semana dos Afetos na Biblioteca Escolar da DAFG

    A Biblioteca Escolar da Escola Básica D. António Ferreira Gomes foi palco de diversas atividades durante a Semana dos Afetos, uma iniciativa que envolveu a comunidade educativa. 

    A área disciplinar de Inglês marcou presença com a criativa "Árvore dos Corações", através da qual os alunos puderam expressar os seus sentimentos e mensagens de carinho em pequenos corações de papel. 

    O Programa de Educação para a Saúde (PES) também participou promovendo a campanha "Não à Violência no Namoro". Através de cartazes informativos promoveu-se a importância de relacionamentos saudáveis e livres de violência. 

    Para complementar as atividades, a Biblioteca Escolar colocou em destaque uma seleção de livros alusivos ao tema, de diversos géneros e autores, incentivando a leitura e a reflexão sobre o amor, a amizade e outras formas de afeto. Foi também divulgada, via correio eletrónico, uma coletânea de pequenos textos para serem lidos em contexto de sala de aula. 

    A Semana dos Afetos reforçou a importância de cultivar os afetos em todos os âmbitos da vida, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e harmonioso. 


Semana dos Afetos na BE da DAFG- 2025

24 de fevereiro de 2025

A importância da literatura na arte: "Os Lusíadas", inspiração no trabalho de uma artista plástica

    No dia 20 de fevereiro de 2025 tivemos a alegria de poder contar com a presença da artista plástica Anisabel Fernandes na atividade “À conversa com…”, para mais uma tertúlia na Biblioteca. 
    Anisabel Maia da Costa Nogueira e Sá Fernandes estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi aluna de grandes nomes das artes como os Mestres: Júlio Resende, Augusto Gomes, Armando Alves; Adelino Felgueiras, Ângelo Sousa, José Rodrigues, entre outros. 
    Lecionou a disciplina de Educação Visual em Esmoriz, Joane, Matosinhos e na Escola Básica de Maria Lamas, no Porto. 
    Pintora, ceramista, ilustradora, poetisa e escritora, Anisabel Fernandes é detentora de um talento artístico especial, um sentido estético incomum e de uma sensibilidade capaz de transformar matérias primas vazias e inertes em obras de arte que deslumbram pela sua beleza e que fazem os que as veem, e contemplam, viajar ao seu interior, onde as cores, as formas, o traço, o desenho, a pintura, são a chave para entrar no espaço da magia e, por ela, observar a realidade e o mundo com olhos benfazejos. 
    A arte, pela sua beleza ou pela sua aparente “fealdade”, é um meio excecional para nos elevar o espírito e encontrar consolo na alegria; ou para nos fazer sair da zona de conforto, enfrentar realidades cruentas e motivar a uma ação proativa. 
     Deus é Beleza e as mãos dos artistas, crentes ou não crentes, são sempre mãos emprestadas por Deus. Mãos emprestadas que através das suas criações fazem o ser humano ir mais além do visível, do imediato, pois como escreveu Antoine de Saint-Exupéry: «Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos».
Tertulia_20fev2025 

Semana do Afetos - Bibliotecas das Escolas EB1/JI

 

Dia da Internet + Segura - 1.º ciclo

 


19 de fevereiro de 2025

Ler Camões

Na aula da disciplina de Português do dia 23 de janeiro do presente ano letivo, foi realizada em grande grupo uma leitura partilhada das estâncias 93, 94 e 95 do canto IX de "Os Lusíadas", enquadrada por duas apresentações orais já ocorridas em aula anterior - gravadas apenas para este efeito, para facilitar a evidenciação de uma integração que se pretendia significativa e exequível dentro de um período de tempo limitado - em torno da temática do heroísmo e de possíveis leituras cruzadas de duas obras centrais nas AE do Ensino Secundário: "Os Lusíadas" de Luís de Camões e "Mensagem" de Fernando Pessoa. Este momento da aula - que aconteceu no contínuo da auto e heteroavaliação do primeiro semestre - constituiu-se como mais uma oportunidade para refletir sobre a relação entre a Literatura, as demais expressões artísticas e a vida contemporânea. Relativamente às estâncias selecionadas, houve a intencionalidade de pôr os alunos a dar voz a um excerto de uma das reflexões do Poeta estudadas, de modo tão consentâneo quanto genuíno e que desta forma fizesse jus à sublimidade do canto camoniano, reinterpretando em contexto de aula um lema de vida com aplicabilidade imediata no ano de escolaridade que se encontram a frequentar: só com grande força de vontade e mérito se alcança a glória de se ser recebido na "Ilha de Vénus".
Brown and Black Modern Watercolor Presentation de Simone Rodrigues

Ler Camões

 Uma primeira reportagem da iniciativa "Ler Camões " no nosso Agrupamento, publicada pela Rede de Bibliotecas Escolares !


Ler Camões 

17 de janeiro de 2025

XII Olimpíadas da Língua Portuguesa

 No passado dia 14 de janeiro, realizaram-se, na Escola Básica e Secundária de Ermesinde, no âmbito do Departamento de Línguas (disciplina de Português), as XII Olimpíadas da Língua Portuguesa, com uma significativa adesão dos nossos alunos nos dois escalões da prova: A (Ensino Básico) e B (Ensino Secundário).

De acordo com o regulamento, seriam apurados, para a 2.ª fase, os alunos que obtivessem, pelo menos, 170 pontos. Assim sendo, foram apurados os seguintes alunos:

  • Escalão A – Pedro Ferreira Martins do 9.º E – 178 pontos
  • Escalão B – Vasco Pereira Barbosa do 12.º D – 176 pontos

A todos os participantes, o nosso agradecimento e, aos apurados, muitos parabéns!