Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

Miúdos e Letras

O Adamastor - 4ºB da Bela



Trabalho da Turma 2 do Pré-Escolar da Bela
Lenda de S. Martinho

Trabalho da turma do B-4ºB
História alegre de Portugal


Atribuição do 1.º prémio no concurso "Decoração das Rotundas"
  

     Os alunos e os professores da EB1/JI da Bela estão de parabéns pela atribuição do 1.º prémio no concurso de "Decoração das Rotundas" promovido pela Junta de Freguesia de Ermesinde. As restantes escolas EB1/JI do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, também participaram e apresentaram nos espaços que lhes foram destinados motivos de natal originais e coloridos.



 Trabalhos dos alunos do ensino pré-escolar dos alunos da EB1/JI da Bela      




Comemoração dos Direitos do Homem

     Como é do conhecimento da Comunidade Escolar, no mês de Dezembro, foram realizadas várias atividades de sensibilização sobre a temática da diferença inserida na Comemoração dos Direitos do Homem. Divulgamos um pequeno filme que resume algumas das atividades e sessões que os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da EB1/JI da Bela realizaram sobre o tema. A turma do 3.º A realizou uma exposição sobre os trabalhos de grupo que os alunos elaboraram sobre o tema.





Podcast realizado pelos alunos do 2.º A da EB1/JI da Bela baseado na obra de Marília Ascenso "Insetos em missão especial". O filme narrado estará brevemente disponível no Wikispaces do Agrupamento com o link AAFGEB1JI. 





Ilustrações do Conto "O Sapateiro" de Alice Vieira






Ilustrações do Conto "O Avô" de João Chaves





Leitura e exploração do livro "Sexta-feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier




Trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar na sequência das leituras realizadas na Semana da Leitura






                            

Oferta à Biblioteca

A coleção de obras da Biblioteca Escolar da Bela ficou mais rica com a oferta do trabalho que os alunos do 2.º A fizeram no passado dia 15 de fevereiro. O texto da história "O rapaz que voou três vezes" foi dado a conhecer pelos alunos que recontaram a história aquando da entrega do seu brilhante trabalho. Parabéns!




   O Menino de Cor

      A nossa professora Ana Paula Gonçalves propôs que realizássemos um trabalho de exploração da Língua Portuguesa com base num livro existente na nossa biblioteca. Com a orientação da professora bibliotecária escolhemos um livro que trata dum conto tradicional africano “O menino de cor”, ilustrado por Ale+Ale. Para a apresentação elaborámos máscaras de várias cores, escrevemos um pequeno texto sobre o racismo e gravámos a música de Vasco da Gama “Camisas Negras” dedicada ao racismo, que serviu de fundo durante a nossa apresentação do trabalho.
     À medida que o David ia lendo o conto, o Nuno ia passando as várias máscaras de diferentes cores para expressar a ideia que o menino branco tem várias tonalidades no rosto conforme o seu estado de espírito e emoções, ao contrário o menino negro tem sempre a mesma cor. No final lemos o nosso texto sobre o racismo.
     O nosso trabalho foi bem aceite pelos nossos colegas e professoras que estiveram presentes.



                                        Nuno Martins e David Cunha - EB1/JI da Bela - 4.º B

Na sequência do estudo de uma lenda sobre Valongo, da obra "Lendas do Porto", de Joel Cleto, os alunos do 8ºA realizaram um podcast com a leitura da lenda, que ilustraram com os seus desenhos.




Leitura e exploração do livro "O Cavaleiro da Dinamarca", 
de Sophia de Mello Breyner Andresen




Projeto “Decoração das Rotundas da cidade de Ermesinde”


      A EB1/JI da Bela colaborou mais uma vez no projeto “Decoração das Rotundas da cidade de Ermesinde”, solicitado pela Junta de Freguesia.
     O sentimento de partilha e colaboração esteve presente com o empenho e dedicação de alunos, professores, assistentes operativas, associações de Pais, Encarregados de Educação e comunidade em geral.
     Foi com agrado que recebemos a notícia que a EB1/JI da Bela, foi premiada com o segundo lugar no concurso.


    
     A EB1JI de Sampaio no âmbito do projecto “Decoração das Rotundas da cidade de Ermesinde”, solicitado pela Junta de Freguesia, animou o espaço preferido pela nossa comunidade.

     Foi um projecto que contou com o apoio e dedicação de alunos, professores, assistentes operativas, associação de pais, encarregados de educação , e comunidade.
     O Resultado foi fantástico !
     …levamos o espírito de Natal a todos os que por ali passam.
     O nosso muito obrigada a todos os que estiveram ao lado deste projecto.
     FELIZ NATAL






A NOSSA SOPA


Os meninos da sala azul, da EB1/JI da Bela hoje fizeram sopa…
A avó da Ana Lia trouxe alguns legumes que tinha na horta dela: 2 cenouras,2 alhos franceses,1 cebola, 2 batatas,1 couve coração.
Antes de lavarmos estes legumes, estivemos com a professora a explorar a cor, o tamanho, o cheiro e a sentir a pele deles. Os meninos grandes de 5 anos estiveram a cortar os legumes e de seguida a Carina lavou-os. Pusemos na panela para cozerem porque estavam muito duros.
Quando estavam “ molinhos” a Carina passou a varinha mágica e transformou a sopa em puré. Estava deliciosa! Neste dia todos comemos a sopa na sala!

Ermesinde, 2 de Novembro de 2011





Apresentação da "História da Maria Castanha", de Maria Isabel Mendonça Soares, pelos alunos do 5.ºA, da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes.





Dia da Alimentação - EB1/JI da Bela. Atividade da sala Vermelha, turma 2.
As crianças trouxeram as frutas de casa e fizemos a salada de fruta e as espetadas.

Foi uma maneira de incentivar as crianças para o consumo da fruta no dia-a-dia.
Tanto a salada como as espetadas de fruta ficaram muito boas, uma vez que sobraram algumas espetadas as crianças ofereceram-nas aos pais.



Apresentação da "Lenda de S. Martinho" pelos alunos do 8.º ano da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes.



Apresentação da "História da Maria Castanha", de Maria Isabel Mendonça Soares, pelos alunos do 6.ºA, da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes.
Dia da Alimentação na EB1/JI de Sampaio.
"Alimentação e Saúde andam de mãos dadas. É desde cedo que se criam hábitos saudáveis"