Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

15 de maio de 2013

Encontro com... Leonor Mexia


       A escritora Leonor Mexia esteve presente em três sessões da rubrica "Encontro com ..." nas EB1/JI do Agrupamento. Em comum a todas as sessões a empatia estabelecida entre os alunos e a escritora, autora das obras "A caixa da Avó Maria" e "Colar de Contos". 
      Estes encontros deram aos alunos a oportunidade de conhecer a autora dos textos que analisaram nas aulas e expressar as suas opiniões sobre aqueles que mais gostaram. A curiosidade acerca do processo de criação dos textos e das possíveis fontes de inspiração foram esclarecidos pela escritora. 
      Compreenderam que a produção de textos será mais fácil de realizar quanto mais lerem e escreverem. A leitura  das obras analisadas em contexto de sala de aula ou a observação atenta acerca daquilo que os rodeia como um jardim, as brincadeiras das crianças, um acontecimento familiar, ... são um meio precioso para desenvolverem a sua capacidade de escrita, leitura e compreensão.
       A simplicidade da escrita presente nas obras de Leonor Mexia conseguiu envolver os leitores em temas complexos e difíceis de expressar, como os sentimentos de cada um. Foi o caso do texto "A caixa da Avó Maria", em que o tema abordado do falecimento de um ente querido cativou sem complexos os alunos. 
       Das sessões ficou, ainda, a noção que a felicidade faz-se de pequenos gestos que não têm preço, como um sorriso que damos a alguém.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário