Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

2 de dezembro de 2019

Semana da Ciência


De 18 a 22 de novembro, realizaram-se várias atividades no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Ciência da responsabilidade do departamento das Ciências Experimentais. Ao longo de toda a semana estiveram patentes   exposições  dos trabalhos elaborados pelos  alunos do 7º, 8º,9º e 10ºano. A Exposição de Trabalhos, na Escola D. António Ferreira Gomes (DAFG) decorreu na Biblioteca Escolar e incluiu trabalhos realizados pelo sétimo ano – “BI dos minerais” e “BI do Universo”– e pelo oitavo ano – “Biografias de Cientistas” e “Modelos Moleculares”; na Escola Secundária de Ermesinde (ESE), teve lugar no átrio do bloco B , e os trabalhos  expostos foram realizados pelo sétimo ano -  “BI dos minerais” -, pelo oitavo ano – “BI dos elementos químicos” -, pelo nono ano – “Elementos traço”e “Segurança Rodoviária” – e pelo décimo ano – “Ciência para um futuro sustentável” e “A Tabela Periódica”. Na Biblioteca Escolar da ESE foi também montado um painel com a tabela periódica e trabalhos dos alunos do sétimo ano.

Ainda no âmbito do grupo de Biologia realizou-se, nas duas escolas, uma Feira de Minerais, que decorreu nos dias 18 e 19 na BE da DAFG e nos dois dias seguintes, no Bloco B da ESE.

O grupo de Físico-Química também levou a cabo um pedipaper dinamizado por alunos do ensino secundário.
Em colaboração com a BE, e no âmbito do projeto ALer+ no A8ºC, E8ºA, E8ºB, 10ºB, e 10ºD foram lidos excertos do artigo "Reflexões sobre Ciência", da Revista Ciência Elementar, V7(03), do mês de setembro.
Também em colaboração com a BE estão ainda a decorrer as sessões de Plasticologia Marinha, destinadas aos alunos dos primeiro e segundo ciclos, com dinamização do Oceanário de Lisboa e a participação dos professores do grupo 230 e os professores titulares de turma.
Ainda em articulação com o grupo de Artes Visuais, realizou-se,no dia 19 de novembro, uma palestra do cartoonista Onofre Varela, “O ensino das Ciências através da Arte” com a participação do 10ºC.




Sem comentários:

Enviar um comentário