Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

28 de junho de 2019

Aprender com a Biblioteca Escolar


Na Escola D. António Ferreira Gomes, a Biblioteca Escolar desenvolveu um trabalho colaborativo com a disciplina de Português das turmas do A6.ºA e A6.ºB (lecionada pela professora Lucie Oliveira), no âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
Tendo como mote a obra A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares, os alunos começaram por explorar a biobibliografia da autora, através de um jogo de caça ao tesouro.
A leitura de um excerto da obra, num ambiente calmo e tranquilo criado por um fundo musical adequado, proporcionou depois um animado debate, moderado pelas professoras.



Encorajados pelo diálogo, os alunos responderam muito bem ao último desafio: escreverem individualmente um final alternativo para esta história, explicando de que forma usariam o tesouro do rei.






Finalmente, como forma de desenvolver o espírito crítico e a autonomia, cada um dos alunos refletiu sobre a sua prestação nesta atividade, através do preenchimento de uma ficha de autoavaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário