Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

25 de fevereiro de 2019

Ação "a importância da leitura e o papel da biblioteca na sua promoção"


No âmbito da parceria entre o Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde e o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Valongo, decorreu no dia 22 de fevereiro, no auditório da escola sede uma sessão do projeto Pais, Mães &Companhia, dinamizada por José Saro, coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Após as palavras de boas-vindas do Diretor do Agrupamento, os professores, pais/encarregados de Educação e aluno foram cativados pela forma apaixonada e assertiva como orador convidado abordou o tema proposto: a importância da leitura e o papel da biblioteca na sua promoção.
Através de uma apresentação multimédia em que o texto e a imagem se completavam perfeitamente, através de momentos de música e de leitura partilhada, José Saro proporcionou aos presentes momentos muito aprazíveis.

Num registo de cumplicidade com a plateia, sublinhou a importância da leitura para a formação integral do indivíduo, reconhecendo o papel de destaque da família na criação de hábitos de leitura, deixando pistas e sugestões para que o ato de ler seja um momento de prazer e partilha entre pais e filhos.

Na escola, José Saro sustentou que todos os docentes devem e podem ser promotores de leitura, pelo exemplo e libertando alguns minutos das suas aulas para a leitura prazerosa.
Por último, realçou a importância da ação da Biblioteca como meio de incentivo à leitura e do longo caminho que tem vindo a ser feito em Portugal, no sentido de tornar estes espaços atrativos.


Sem comentários:

Enviar um comentário