Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

17 de janeiro de 2019

Biblioteca Humana


Para assinalar 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e numa parceria entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se nos dias 10 de dezembro (Escola Secundária) e 16 de janeiro (Escola Básica D. António Ferreira Gomes), uma vez mais, a atividade Biblioteca Humana. Com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.

As 6 sessões realizadas (3 na Escola Secundária e 3 na Escola Básica D. António Ferreira Gomes) envolveram turmas dos 9.º, 10.º e 12.º anos que interagiram com os “livros humanos” representativos de grupos confrontados com o preconceito e/ou estereótipos. Os alunos tiveram oportunidade de interagir, em pequenos grupos, com estes Livros Humanos, que partilharam experiências de vida, responderam as questões, ajudaram a esclarecer dúvidas e a desconstruir ideias preconcebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário