Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

27 de janeiro de 2016

Aprender com a Biblioteca Escolar - Ler faz a diferença!




Enquadrado no Referencial da RBE Aprender com a Biblioteca Escolar, os Serviços da Biblioteca Escolar implementaram um projeto de trabalho colaborativo com os docentes de Português, de 6.º ano, sob o lema "Ler faz a diferença!", no âmbito da literacia da leitura.
A promoção da literacia da leitura visa o desenvolvimento do gosto e das competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens.*
O trabalho desenvolvido com as turmas de 6.º ano da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, no 1.º período, a partir da leitura e exploração do conto da Europa de Leste "As penas", resultou numa reflexão em pequenos grupos, num debate no grupo turma e num comentário individual ou em grupo sobre a mensagem deste texto, como se mostra neste filme.


Portugal. Rede de Bibliotecas Escolares Aprender com a biblioteca escolar / coord. Elsa Conde ...[et al.],, Lisboa, 2012, p.10

24 de janeiro de 2016

Histórias de Empreender...

Leituras.com - dezembro - 4ºB Bela

Leituras.com - dezembro - 4ºA Bela

Leituras.com - dezembro - 4º Sampaio

Leituras.com - dezembro - 4ºA Gandra

Leituras.com - dezembro - 3ºA Gandra

19 de janeiro de 2016

Concurso de Presépios - Escola Secundária de Ermesinde


No Concurso/exposição de Presépios, promovido pelo grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Básica Secundária de Ermesinde foram selecionados como vencedores.


O Presépio vencedor da categoria "Tradicional" é da autoria da aluna Inês Marques, do E5.º D.

















presépio vencedor da categoria "Moderno" é da autoria do aluno Rúben Rodrigues, do A7-º A.

CONCURSO INTERDISCIPLINAR / MOSTRA DE POSTAIS DE NATAL – E7ºF

      Foi com um enorme prazer que a Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Ermesinde procedeu, no passado dia doze de janeiro, à entrega dos prémios do concurso interno à turma 7ºF da ESE. A mostra de postais de Natal esteve patente a toda a comunidade nas instalações da respetiva biblioteca em dezembro de 2015.
      A atividade envolveu as disciplinas de Francês e de Educação Visual que orientaram os alunos na conceção e concretização dos postais.
      Os premiados foram os seguintes:
1º lugar – Tiago Silva
2º lugar – Hugo Ribeiro
3º lugar – Gonçalo Monteiro
      Os vencedores foram agraciados com pequenas lembranças de modo a sublinhar a sua participação premiada.

     Espera-se que esta atividade sirva de incentivo a futuras participações.

14 de janeiro de 2016

Dois contos de Natal




Os alunos do A7ºC, orientados pela docente de Português, Elisabete Moreira, celebraram o Natal com uma oficina de escrita criativa alusiva a esta época, durante a qual criaram alguns contos, dos quais aqui se apresentam dois exemplos.

10 de janeiro de 2016

Biblioteca Humana

Numa parceria que tem acontecido anualmente entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se, nas escolas Secundária de Ermesinde (dia 10 dezembro) e D. António Ferreira Gomes (dia 14 de dezembro) mais uma edição da Biblioteca Humana.
Organizada pela Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade trouxe às nossas bibliotecas“livros”um pouco diferentes.
Estes livros/pessoas, representando grupos alvo de discriminação ou exclusão social, estiveram disponíveis para se encontrarem com os nossos “leitores", partilhando as suas experiências e esclarecendo dúvidas. O diálogo estabelecido foi uma ótima oportunidade de aprendizagem, que contribuiu para reduzir preconceitos, sensibilizar sobre a importância dos direitos humanos e  fomentar uma cidadania europeia aberta ao mundo.


Participaram na Biblioteca Humana cinco turmas do 9º ano e cinco docentes, nas sessões realizadas na Escola D. António Ferreira Gomes e quatro turmas do ensino secundário do 10º/11º anos e quatro professores na Escola Secundária de Ermesinde, que como tem sido habitual manifestaram um grande interesse por esta atividade.

8 de janeiro de 2016

Concurso de Presépios

A tradição natalícia do Concurso de Presépios, promovido pelo grupo de EMRC, encaminhou, mais uma vez, para as Bibliotecas da Escola sede e da Escola Básica D. António Ferreira Gomes exposições muito visitadas.
A criatividade e diversidade dos presépios expostos demonstraram a adesão que esta atividade tem junto dos alunos e das suas famílias, tornando muito mais difícil a seleção dos vencedores, por parte dos júris de cada uma das escolas.

Na Escola Básica D. António Ferreira Gomes, a escolha dos vencedores já foi realizada:

  •  Presépio tradicional: Rita Ribeiro, A5ºC
  • Presépio original: Diogo ferreira, A9ºD



Muitos parabéns a todos os que participaram e, muito especialmente, aos vencedores!

7 de janeiro de 2016

Literacia da Informação - Modelo Big6

Vídeo sobre as várias fase de realização dos trabalhos.

A oeste nada de novo

Cidades de Papel

O Natal na Biblioteca

Em dezembro, o espírito natalício invadiu a Biblioteca da Escola Básica D. António Ferreira Gomes... 
Os alunos do A8ºC disponibilizam-nos a exposição “Tradições de Natal do Mundo”, elaborada na disciplina de Educação para a Cidadania. 
A equipa da Biblioteca e os professores do Departamento de Expressões decoraram a biblioteca com motivos alusivos ao Natal.

4 de janeiro de 2016

Fórum de Leitura A9ºA

O "Fórum de Leitura" do 9ºA ,da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, realizou-se no dia 11 de dezembro.
A atividade, dinamizada pela docente de Português Fátima Sousa, trouxe até a biblioteca a apresentação de diversificados livros, com o intuito de treinar a expressão oral destes alunos, fomentar o gosto e o prazer de ler.


Esta foi mais uma excelente tertúlia sobre a leitura e os gostos literários dos participantes, integrada no Projeto “aler+”.