Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

11 de novembro de 2016

O mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi assinalado no nosso Agrupamento com diversas iniciativas. Esta efeméride foi publicitada através do cartaz criado pela professora Eugénia Sebastião, afixado em todas os estabelecimentos de ensino do agrupamento.
Durante todo o mês de outubro, foram realizadas visitas/sessões de formação de utilizadores para os alunos do 1º ciclo das escolas da Bela e de Sampaio, 5.º anos da EBAFG e 5.º e secundário da ESE.
Na Escola sede e na Escola Básica D. António Ferreira Gomes a BE colaborou ainda com os docentes de Ciências Naturais na comemoração do Dia Alimentação através da projeção de um filme com spots publicitários sobre a alimentação saudável e da disponibilização nos computadores da BE de um jogo didático sobre o tema. Também nas escolas EB1 do agrupamento foram distribuídos poemas sobre a alimentação às turmas do 2º, 3º e 4º anos e projetado um filme animado sobre alimentação, nas cantinas da Gandra e Sampaio durante o almoço. Os alunos do pré-escolar de Sampaio realizaram pequenos trabalhos relacionados com a Biblioteca Escolar.
A comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares abrangeu ainda a realização de jogos de descoberta nas bibliotecas do agrupamento, nos quais participaram alunos do 1.º,2.º e 3.ºciclos.
No dia 24 de outubro, Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, comemorou-se na biblioteca da escola sede o 20.º aniversário da RBE, no âmbito do qual, foi feita uma homenagem aos ex-professores bibliotecários da ESE Diamantino Pinto e Gracinda Marques.
Os alunos do 4.ºA e 4.ºB da Escola Básica da Bela apresentaram ao Concurso de ideias “Aprende a descodificar o teu mundo” (iniciativa promovida pela RBE) um filme onde enfatizam a importância dos meios tecnológicos na sua aprendizagem.

No final do mês, o Agrupamento recebeu também a visita da escritora Marta Duque Vaz, acompanhada pela “Senhora Clap”, que através da aplausologia ajudou alunos e docentes que com ela privaram, a descodificar melhor o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário