Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de maio de 2016

Teatro na biblioteca



A apresentação na Biblioteca Escolar da Escola Básica D. António Ferreira Gomes, por um grupo de alunos do 9.ºA, da peça de teatro francesa “Heil Hitler – a Segunda Guerra Mundial”, de Michel Fustier, no dia 9 de maio, foi um bom exemplo das vantagens da exploração dramática de conteúdos curriculares: 

  • abordagem interdisciplinar, 
  • promoção do gosto e do prazer da leitura, 
  • motivação para a aprendizagem da língua francesa, 
  • construção por parte dos alunos de aprendizagens significativas.
Esta atividade resultou da articulação entre as disciplinas de Francês e História e do entusiasmo e empenho com os alunos abraçaram este projeto. A leitura, a memorização e o treino do texto em francês (com uma linguagem difícil para alunos de nível III), a preparação das personagens e dos adereços, os ensaios dirigidos pelo Diogo Ferreira (ex-aluno da nossa escola e que está a fazer a sua formação superior em Teatro), assessorado pelas docentes de Francês e de História, foram tarefas que este grupo de alunos, auxiliados por alguns colegas da turma, realizou com muita dedicação e resiliência.

Relembrando um período negro da história do mundo e da Europa, a apresentação deste texto às outras turmas de 9.º ano da escola e a alguns professores foi um sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário