Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

17 de junho de 2015

Participação do Agrupamento na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura

No passado dia 21 de abril de 2015, os alunos Jorge, Pedro e Mariana, da ESE, e Vasco, Rute e Catarina, da DAFG, estiveram presentes na 2ª fase da 9ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta teve lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

A primeira parte da prova consistia num inquérito sobre os dois livros que tivemos de ler: "As Aventuras de Huckleberry Finn", de Mark Twain, e "O Rapaz dos Sapatos Prateados", de Álvaro de Magalhães, no caso do 3º ciclo; “O dia antes da felicidade” de Erri de Luca e “A montanha da água lilás”, de Pepetela, para o secundário. Infelizmente, nenhum dos alunos do nosso Agrupamento passou à parte oral, mas todos concordaram que foi uma experiência muito enriquecedora.
Encontrámo-nos todos às 07:15h da manhã na Estação de Ermesinde, de onde partimos, de comboio, para a Estação de S. Bento, no Porto. Chegámos à última estação às 08:05h da manhã e apanhámos o autocarro na Avenida dos Aliados, com destino aos jardins do Pavilhão Rosa Mota.
Aí permanecemos durante algum tempo, a apreciar os pavões e a magnífica paisagem. Por volta das 10h, as professoras acompanhantes foram inscrever-nos na receção da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. De seguida, os alunos do 3º ciclo realizaram a prova escrita, enquanto os alunos do secundário foram ver uma exposição de arte. No final da prova escrita, os alunos do 7º ao 9º foram ver a exposição e os alunos do secundário realizaram a prova.
Ainda antes do almoço, juntámo-nos todos para assistir a uma representação teatral, intitulada “Adversus”. De seguida, almoçámos ali mesmo pelos jardins e convivemos um pouco.
Ficamos para assistir às provas orais do 3º ciclo e do secundário, que aconteceram logo após o almoço, e que resultaram numa boa experiência de aprendizagem, caso algum dia nos vejamos na mesma posição.

Ana Catarina Dias, A8ºA, Rute Costa e Vasco Rodrigues,  A9ºA, 
Jorge Carneiro E11ºB, Mariana Silva E10ºJ e Pedro Nunes E7ºD. 


Sem comentários:

Enviar um comentário