Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

30 de março de 2015

Semana da Leitura 2015

Sob o lema “Palavras do Mundo”, proposto pelo PNL, o Agrupamento de Escolas de Ermesinde assinalou a 9.ª edição da Semana da Leitura. Ao longo da mesma, as diferentes escolas desenvolveram um conjunto de atividades transversais a todos os níveis de ensino, numa partilha de saberes e de experiências em torno da leitura.
Entre os dias 16 e 20 de março o Serviço de Bibliotecas propôs, a todas as turmas do agrupamento que adotassem um livro, incentivando assim a leitura, na sala de aula, de textos de diferente natureza e em variados registos e línguas.
Nas Bibliotecas Escolares estiveram patentes trabalhos de alunos alusivos aos temas propostos para esta semana, as exposições “Muitas línguas, diversos modos de ler o Mundo” e o “Alfabeto dos Países” (baseada na obra de José Jorge Letria). Na biblioteca da Escola Básica da Bela o aroma e o sabor de outros países invadiram a biblioteca: o gengibre, a flor de anis, a canela, a batata-doce, a malagueta, o café… aguçaram a curiosidade dos mais pequenos e estimularam o paladar.
Na escola sede e na escola D. António Ferreira Gomes, um grupo de alunos e docentes das várias línguas lecionadas no agrupamento, receberam os alunos de 4º ano com a leitura de contos ou pequenas histórias em vários idiomas.
Nas escolas básicas do 1º ciclo, a leitura foi celebrada pelos alunos de 4º ano que adotaram uma turma de 1º ano, para a qual prepararam a leitura da obra de Luísa Ducla Soares “A fada palavrinha e o gigante da das bibliotecas”. A Hora do Conto destinada encantou os alunos do 1º e 2º anos com textos de Guerra Junqueiro, Luísa Ducla Soares e Anthony Browne. Nos 3º e 4º anos a leitura andou à solta através das palavras de Mia Couto, Francisco Duarte Mangas, Michal Snunit, entre outros.
Os mais pequeninos, do Pré-escolar, promoveram maratonas de leitura em que participaram muitos encarregados de educação, criando momentos de partilha e afeto através da leitura.
E porque a leitura pode e deve estar presente em vários momentos da nossa vida, as nossas cantinas foram decoradas com textos em prosa e poesia, porque à mesa também se lê!




Sem comentários:

Enviar um comentário