Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

8 de março de 2015

8 de março, Dia Internacional da Mulher


A história do Dia Internacional da Mulher está associado ao movimento operário de finais do século XIX e inícios do século XX.
O Partido Socialista Americano, em 1909, toma a iniciativa de comemorar o Dia Nacional da Mulher a 28 de fevereiro, como homenagem a uma greve realizada por operárias têxteis, em Nova Iorque, que protestaram contra as condições de trabalho.
 Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que criar o "Dia Internacional da Mulher", para homenagear o movimento pelos direitos das mulheres e para apoiar o movimento de luta pelo voto feminino.

Como resultado da iniciativa de Copenhaga , o Dia Internacional da Mulher foi assinalado, pela primeira vez, a 19 de março, na Áustria, Dinamarca , Alemanha e Suíça, onde mais de um milhão de pessoas participaram de manifestações . Além do direito de votar e ocupar cargos públicos, exigiram direitos das mulheres ao trabalho, à formação profissional e o fim da discriminação no trabalho.

 Entre 1913 e 1914, o Dia Internacional da Mulher tornou-se também um mecanismo para protestar contra a Primeira Guerra Mundial. As mulheres russas celebram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. No resto da Europa, por volta de 8 de Março do ano seguinte, as mulheres manifestaram-se tanto para protestar contra a guerra como para expressar solidariedade com outros ativistas .

Somente no ano de 1975, ano dedicado à Mulher pela ONU, a data foi oficializada pela ONU.

Este ano a ONU propõe para a comemoração do Dia Internacional da Mulher o lema: Empowering Women - Empowering Humanity: Picture It!. ( Empoderar as Mulheres – Empoderar a humanidade- Imagine)

Fontes: http://www.un.org/events/women/iwd/2009/history.shtml 
http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/

Sem comentários:

Enviar um comentário