17 de dezembro de 2014

Biblioteca Humana

Numa parceria que se tem vindo a desenvolver anualmente entre o Projeto Direitos Humanos/Amnistia Internacional (ESE) e o Serviço de Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizou-se, nas escolas Secundária de Ermesinde (dias 10 e 15 de dezembro) e D. António Ferreira Gomes (dia 16 de dezembro) mais uma edição da Biblioteca Humana. Com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo - no âmbito de “um projeto por uma educação baseada em valores” e sob o lema ”não julgues o livro pela capa” - esta atividade visou promover o respeito pela diferença e estimular o ativismo na defesa dos direitos humanos.
As sessões contaram com um conjunto de pessoas que atuaram “como livros humanos”, representando grupos/estereótipos tais como etnia, imigração, deficiência, doença oncológica e orientação sexual, que são alvo de preconceito e vitimas de discriminação ou exclusão social.

Os alunos, organizados em pequenos grupos, conversaram com os convidados, ouviram pequenos relatos de experiências vividas e colocaram questões. Participaram na Biblioteca Humana três turmas do 9º ano e três docentes, nas sessões realizadas na Escola D. António Ferreira Gomes e seis turmas do ensino secundário do 10º/11º anos e sete professores na Escola Secundária de Ermesinde.

Sem comentários:

Enviar um comentário