Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

12 de novembro de 2014

Dia da Alimentação

O grupo de Biologia/Geologia, em parceria com a equipa PES – Projeto Vida e Saúde, com a equipa da Biblioteca e com os professores de Educação Física, comemorou o Dia Mundial da Alimentação nas escola D. António Ferreira Gomes (DAFG) e Escola Básica/Secundária de Ermesinde (ESE).
Com esta atividade pretendeu-se: incentivar e motivar a comunidade educativa em geral, para a prática regular da atividade física e para a adoção de hábitos alimentares saudáveis; promover o conhecimento da Roda dos Alimentos; sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável; valorizar a criatividade e espírito artístico dos alunos; criar condições favoráveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e promover uma atitude interveniente na vida escolar.
Os professores de Ciências Naturais que lecionam o 6ºano desafiaram os alunos a participar nos concursos, para elaborarem ementas saudáveis e uma “Roda dos Alimentos”.Com esta atividade pretendeu-se assegurar o êxito futuro de hábitos alimentares saudáveis, bem como a criatividade e espírito crítico dos alunos. Os trabalhos foram expostos na Biblioteca Escolar da DAFG. A ementa vencedora foi a dos alunos do 6ºC: Alexandre Gonçalves nº2, Diogo Perdigão,nº11 e Alexandre Lapa, nº11; a Roda dos Alimentos que ficou em primeiro lugar foi a do aluno Pedro Diogo Moutinho Marques, nº21, do 6ºB.
No mesmo dia, 16 de outubro, e em ambas as escolas, decorreram Palestras sobre alimentação saudável, para os alunos de 9º ano, dinamizadas pelas nutricionistas do Centro de Saúde. As palestras na ESE tiveram lugar no Auditório, na DAFG decorreram na Biblioteca da escola. Este ano de escolaridade também participou, nas aulas de Educação Física, na medição do Índice de Massa Corporal - um método simples de se medir a gordura corporal. A importância desta temática prende-se com o facto destes alunos se encontrarem numa fase da vida – adolescência- em que passam por alterações importantes na composição corporal, caracterizadas por depósito maior de gordura em meninas e de massa muscular em meninos. É também uma fase caracterizada por alterações morfológicas, fisiológicas e psicológicas, nas quais a nutrição desempenha um importante papel. Esta última atividade só decorreu na escola DAFG, uma vez que na ESE a balança não funcionou.
O grupo de Biologia/Geologia agradece a todos os que colaboraram nas várias atividades.


  O Grupo de Biologia/Geologia

Sem comentários:

Enviar um comentário