Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de maio de 2014

Qualidade de sono e sucesso Escolar

A relação entre a qualidade do sono e o sucesso escolar esteve em análise no dia 8 de maio, às 21h00, no Auditório da Escola Secundária de Ermesinde.
A atividade, aberta a toda a comunidade servida pelo Agrupamento de Escolas de Ermesinde, foi dinamizada pelas Profª Doutora Helena Rebelo Pinto e Dra. Teresa Rebelo Pinto, do Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e do Projeto Sono-Escolas.
Nesta sessão foram descritas as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Sono Sossegado sucesso assegurado”, apresentado pelo Agrupamento ao Projeto Dormir +, ler melhor”.
As duas investigadoras apresentaram o Projeto Sono-Escolas, responsável pela dinamização deste tipo de projetos em escolas por todo o país, focando a utilidade da educação para o sono. Realçaram também a importância de um sono de qualidade, esclareceram alguns mitos sobre o sono e mostraram os resultados dos estudos sobre hábitos de sono das crianças e jovens portugueses, comparando-os com estudos realizados noutros países e destacando os resultados obtidos nos questionários aplicados a uma amostra de alunos do agrupamento durante o ano letivo 2012/13.

Na sessão, à qual se seguiu um pequeno debate, estiveram  presentes encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais, que unanimemente consideraram esta ação muito útil para a reflexão sobre a importância do sono para o sucesso escolar do(s) seu(s) educando(s)/aluno(s) e para o conhecimento de boas práticas de sono.

Sem comentários:

Enviar um comentário