Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

9 de maio de 2014

Encontro com a escritora Palmira Martins



Nos dias 30 de abril e 5 de maio, as Escolas Básicas do 1º ciclo do Agrupamento receberam a escritora Palmira Martins. 
Alunos e docentes da EPE, 1º, 2º e 3º anos exploraram, em contexto de sala de aula, as obras "O Grilinho Tenor" e "O segredo da lagarta Serafina". Os trabalhos finais de expressão plástica e de expressão escrita foram expostos nas bibliotecas escolares (Bela e Sampaio) e na cantina (Gandra), locais onde decorreram os encontros com a escritora.
Palmira Martins consegue transpor para as suas obras a frescura, a profundidade e a genialidade das palavras, convidando o leitor a refletir sobre valores como a liberdade, o respeito pela diferença, a amizade, as transformações internas e externas, os valores ecológicos...  

As palavras novas e difíceis são explicadas ao leitor.  Palmira Martins não deseja que o leitor feche o livro e vire as costas à leitura, pois ler ajuda-nos a CRESCER!

Antes de ser escritora, foi professora do 1º ciclo. Essa experiência  sensibilizou-a para o universo da literatura infanto-juvenil.

Palmira Martins iniciou a sua aventura na escrita em 2011 e já soma três prémios literários: 

  • O Relógio Real  - “Prémio Maria Rosa Colaço 2010 – Modalidade Literatura para a Infância”, promovido pela Câmara Municipal de Almada.
  • O Concerto de Outono (2010)  - 1º prémio – “V concurso Literário Nacional - Conto Infantil,” promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Bastos.
  • Carrossel de Sonhos (2011)  - “Prémio Revelação APE/BABEL – Modalidade Literatura para a Infância”, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores.


A dinâmica, a alegria e o afeto que imprimiu às sessões contagiaram todos os participantes. A música, quer através do karaoke ou do som ao vivo da viola, animou esta festa da leitura e do sonho. 

Parabéns aos alunos e aos docentes pelo trabalho realizado!



Longa e verdinha
A fofinha Serafina,
Gordinha e comilona
Asinhas lhe vão nascer
Rasteja nos ramos das árvores
Transforma-se em borboleta
A bonita Serafina.

B- 2A


Farrusca, a toupeira,
Fala de metamorfoses.
A lagartixa Patixa
Não dá ouvido a tais vozes.

B- 2A

D. Farrusca, a toupeira,
A todos tenta explicar
Que ela comia muito
Para a crisálida criar.

B- 2B


Metamorfoses são transformações
Por que todos nós passamos.
Uns por dentro, outros por fora,
O que importa é que cresçamos.

B - 2B

Sem comentários:

Enviar um comentário