Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

3 de abril de 2014

Semana da Leitura

A celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa foi o principal mote sugerido pelo PNL para a 8.ª edição da Semana da Leitura, propondo-se que se integrasse, na programação desta semana, a comemoração de outras efemérides como o Dia Mundial da Saúde Oral,  o Dia Mundial do Teatro ou o Dia da Poesia.
Entre 17 e 21 de março foram dinamizadas encontros de leitura em todas as 105 turmas do agrupamento. A concretização dessas sessões contou com o envolvimento direto de vários elementos da Comunidade Escolar, nomeadamente de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação. Destaca-se, ainda, a participação das docentes aposentadas Manuela Ferreira e Luísa Quadrado que, em articulação com os Serviços de Biblioteca Escolar, presentaram os alunos com momentos de leitura que apelaram à reflexão e à fruição.


A Direção associou-se também a esta comemoração através das sessões de leitura dinamizadas pela Dra. Ana Maria Cortez e pela Dra. Graça Carneiro.
Nesta festa de leitura foram partilhados textos informativos e literários, de diversos autores nacionais e estrangeiros ou elaborados pelos alunos, em língua portuguesa, ou línguas estrangeiras lecionadas no agrupamento. Nas diversas salas de aula e nas bibliotecas escolares do Agrupamento, a Comunidade Escolar foi convidada a apreciar e a refletir sobre textos selecionados pelos leitores e trabalhos multimédia elaborados por alunos e professores.



A realização de fóruns de leitura intra/interturmas e a deslocação dos alunos às diferentes escolas propiciaram a partilha e o enriquecimento pessoal e cultural, estreitando os laços de afeto e de pertença de um agrupamento dinâmico e ativo.
As sessões de leitura foram preparadas com muito empenho por todos os leitores, que sozinhos, em pares ou em grupo tentaram transmitir o prazer de ler aos que os ouviam. 
A partilha de experiências e a colaboração dos vários elementos da comunidade foi crucial para o êxito desta iniciativa de sedução para a leitura.



No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca Municipal de Valongo promoveu, no dia 21 de março, um sarau poético-musical. Esta iniciativa contou com a parceria das escolas secundárias do concelho. O nosso Agrupamento fez-se representar, e bem, pela aluna da Escola Secundária, Diana Catarina Miguéis, do 11º A, que declamou três poemas da sua autoria. 

Sem comentários:

Enviar um comentário