Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de abril de 2014

Aprender com a Biblioteca Escolar - trabalho de articulação com os docentes


De acordo com o referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar", o SBE, em articulação com os docentes do 3º ano da Escola Básica da Bela, desenvolveu uma proposta de trabalho constante no manual de Português e que visou a elaboração da biografia da escritora Matilde Rosa Araújo. 
Ao longo das sessões, procurou-se que os alunos interagissem com diferentes obras da autora, estimulando, desta forma, o gosto pela leitura. Posteriormente, procedeu-se à pesquisa, seleção e organização da informação recolhida em diferentes suportes, com vista à produção de um texto biográfico. Com vista ao desenvolvimento da literacia digital e tecnológica, a professora bibliotecária orientou os alunos no processamento de texto, inserção de imagens, configuração de páginas, nota de rodapé...
A atividade revelou-se enriquecedora, tendo possibilitado aos alunos que aprofundassem os seus conhecimentos sobre a vida e a obra de Matilde Rosa Araújo, refletissem sobre a importância dos equipamentos tecnológicos, bem como o uso crítico e responsável da informação e credibilidade da mesma.



Sem comentários:

Enviar um comentário