Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de março de 2014

Semana dos Namorados / Semana dos Afetos

No âmbito da Semana dos Namorados decorreram, na Escola Secundária de Ermesinde, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, diversas atividades alusivas ao tema. O Serviço de Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ermesinde lançou um repto a todos os seus alunos para que criassem postais, com base no modelo dos tradicionais lenços dos namorados. A adesão excedeu em muito as expetativas, quer no que diz respeito ao número de participações,  quer aos formatos apresentados.
Na ESE, os trabalhos, alguns dos quais provenientes da escola EB1 da Gandra, foram  expostos no átrio e no espaço interior da biblioteca.
Na escola básica D. António Ferreira Gomes as mensagens de afeto espalharam-se por toda a escola: nas salas, nos corredores, no átrio das amoreiras e também na biblioteca. Alunos, docentes e funcionários participaram nesta iniciativa escrevendo os seus textos ou citando alguns dos maiores poetas de língua portuguesa, que ilustraram com cor e imaginação.
Nas escolas do 1º ciclo, alunos e docentes, em articulação com as Atividade de Enriquecimento Curricular de Português Lúdico e de Educação Ambiental, produziram corações com materiais recicláveis, onde foram registadas mensagens alusivas aos afetos. Os trabalhos foram expostos nas salas de aula e nas bibliotecas escolares.
Na Biblioteca da escola básica da Bela esteve patente uma exposição de obras de autores nacionais e estrangeiros que abordavam a temática da amizade, o amor filial, maternal e paternal, e que suscitaram a curiosidade dos alunos.
Em colaboração com a BE da Bela, a docente da AEC (Português Lúdico), Anabela Borges, trabalhou textos diversos em poesia e em prosa com os alunos dos 3º e 4º anos.
Numa pareceria entre a BE da ESE e a coordenadora do Projeto Vida e Saúde, realizou-se, na biblioteca, no passado dia 12, o encontro de professores “Doces Afetos, profundos Amores”. Esta iniciativa visou estreitar laços entre docentes do Agrupamento partilhando textos e vivências alusivos à temática dos Afetos.

Ainda no âmbito da temática do amor, realizou-se, no dia 13, pelas 18h45m, no Anfiteatro da Escola Secundária de Ermesinde, a sessão de esclarecimento para Encarregados de Educação dinamizada pela coordenadora do Projeto Vida e Saúde, Drª Ângela Andrade, intitulada “Sexual(idades)”.

Sem comentários:

Enviar um comentário