Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

13 de janeiro de 2014

Inauguração da Biblioteca Escolar na Escola Básica de Sampaio

         Fernando Pessoa afirmou, num dos seus poemas mais conhecidos, que quando o Homem sonha, a obra nasce. A inauguração da Biblioteca Escolar da Escola Básica de Sampaio é um bom exemplo desta máxima, porque resultou da vontade e do empenho de muitas pessoas e entidades.
         Alunos, pais e encarregados de educação, docentes, Direção do Agrupamento, Associação de Pais e Encarregados de Educação, Equipa do Serviço de Bibliotecas Escolares, Câmara Municipal e Junta de Freguesia uniram-se para concretizar este sonho, que não foi possível alcançar através de uma candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares devido ao diminuto n.º de alunos.
      A Comunidade Educativa e convidados presentes na abertura oficial da Biblioteca Escolar assistiram com agrado à atuação musical dos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, que demonstraram a sua alegria por esta inauguração na maneira efusiva como cumprimentaram depois todos os convidados.
A determinação com que todos abraçaram esta causa foi elogiada pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Álvaro Pereira que deu as boas-vindas aos convidados na nova Biblioteca Escolar do Agrupamento.
     O Ex.º Presidente da Junta de Freguesia destacou a importância da existência deste espaço para a formação cívica e intelectual dos jovens, numa área tão carenciada.
         Estas opiniões foram partilhadas pelo Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Dr. António José Silva.
     A Presidente da Associação de Pais agradeceu a colaboração de todas as outras entidades na valorização da Biblioteca Escolar e referiu a disponibilidade da Associação de Pais em continuar a apoiar iniciativas que contribuam para a formação integral dos seus educandos.
O Coordenador de estabelecimento, Dr. Pedro Peredo recordou o trabalho desenvolvido pela anterior coordenadora no sentido de criar este espaço na escola e evidenciou o impacto positivo da Biblioteca Escolar na criação e consolidação de hábitos de leitura e literacia nos alunos e Encarregados de Educação.
A finalizar o evento, os convidados puderam apreciar um lanche na cantina da escola.

    Este espaço de leitura, saber, sonho e criatividade pretende reforçar/desenvolver as competências cognitivas, imaginativas e cívicas dos mais novos e tornar-se um polo de atracão participativa para os Encarregados de Educação na vida escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário