Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de dezembro de 2013

Dia Internacional dos Direitos Humanos 2013



Os direitos humanos são celebrados a nível mundial a 10 de dezembro. Este ano, as Nações Unidas pretendem recordar as principais conquistas das últimas duas décadas, por isso escolheram como lema 20 anos a trabalhar pelos seus direitos. Entre as conquistas mais importantes dos últimos  20 anos destacam-se a universalidade e a indivisibilidade dos direitos civis e políticos e dos direitos económicos, sociais e culturais; a integração dos direitos humanos nos assuntos de paz, segurança e desenvolvimento; o reconhecimento dos direitos das mulheres como direitos humanos fundamentais; e a inclusão dos direitos das minorias na agenda internacional.

Em 2013, o Prémio de Direitos Humanos  foi atribuído aos ativistas Biram Dah Abeid, da Mauritânia, Hiljmnijeta Apuk, do Kosovo, Liisa Kauppinen, da Finlândia, Khadija Ryadi, de Marrocos, e à jovem paquistanesa Malala Yousafzai, bem como ao Supremo Tribunal de Justiça do México.


Sem comentários:

Enviar um comentário