Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

28 de novembro de 2013

Dias da Ciência

Na semana de 18 a 22, de novembro esteve patente na Biblioteca da Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes uma Feira/ Exposição de Rochas, Minerais e Fósseis, bem como uma exposição de trabalhos dos alunos, no âmbito da atividade de comemoração do “ Dia Mundial da Ciência” – dia 24 de novembro, conforme se encontrava previsto no Plano Anual de Atividades do Departamento e do PAPA do Agrupamento. A atividade (Feira/Exposição) teve lugar nesses dias devido ao facto do dia 24 ser um domingo e foi dinamizada pelos docentes de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas.
Foi elaborado para os dias 19 e 20 um escalonamento de professores para acompanhar os alunos de todas as turmas do 3ºCiclo à citada Feira/Exposição durante cerca de 15 minutos das aulas de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas e outros docentes de outras disciplinas que se disponibilizaram a levar as turmas que não tinham aulas de Ciências ou Físico-Química nesses dias.
Esta atividade didática, suscitou grande interesse e adesão por parte dos alunos sobretudo dos mais novos, que acorriam à Biblioteca com frequência nos tempos livres e nos intervalos, e de outros elementos da Comunidade Educativa que também a visitaram. Deste modo, os alunos puderam, na prática, contactar, adquirir e apreciar amostras de rochas, minerais e fósseis que, de outra forma, não teriam oportunidade de o fazer. Os alunos a quem já tinham sido lecionados os conteúdos programáticos relacionados com a mineralogia e fossilização contactaram com exemplares diferentes daqueles que observaram durante as aulas práticas de Ciências, e viram a sua aplicação e utilização sob a forma de bibelôs e bijutaria. Também os fósseis patentes na feira/exposição suscitaram grande curiosidade por parte de alguns alunos nomeadamente os dentes de tubarão fossilizados. Foram também muito apelativos a maioria dos trabalhos elaborados pelas turmas do sétimo ano que construíram lunetas, telescópios, sondas, foguetões e vaivéns, entre outros, no sentido de consolidar os conteúdos abordados na unidade “ A tecnologia na exploração do espaço, bem como modelos representativos do Sistema Solar, por forma a consolidar os conteúdos abordados na unidade “Terra no Espaço”. Foram também expostos exames de diagnósticos complementares (radiografias, ecografias electrocardiogramas e TAC) pelos alunos de 9º ano no sentido de divulgar a importância do desenvolvimento da tecnologia na Saúde. Foram projetados vários PowerPoint sobre a temática Astronomia, lecionada na disciplina de Ciências Físico Químicas.
No âmbito do projeto  “O CIIMAR na Escola” (Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da Universidade do Porto), as turmas de 7ºano foram contempladas com a atividade "30 minutos de conversa com um cientista" no dia 22 de Novembro de 2013.

A Coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais

Sem comentários:

Enviar um comentário