Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

10 de dezembro de 2012

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos do Homem


     A assinalar esta data os alunos da EB1/JI da Bela têm realizado um conjunto de atividades de exploração de texto e imagens para sensibilizá-los para a questão da tolerância relativa à diferença entre as crianças.
     Após a exploração do texto da obra de David Mckee "Elmer", os alunos do pré-escolar produziram registos sobre a sua visão do elefante aos quadrados coloridos. Em articulação com as três salas foi elaborado um cartaz com um "Elmer", composto por diferentes texturas e percepções sensoriais para registar a importância da sua diferença.
    O visionamento das ilustrações da obra acima referida foi  mote para os alunos do 1.º ano recriarem a história do elefante diferente.
     O tema da diferença foi abordado com as turmas do 2.º ano através da exploração da obra de Ana Cristina Luz "O pequeno trevo" e, o visionamento do video musical com o mesmo nome, da autoria de João Portugal.
    A  leitura do Art.º 1.º da "Declaração dos Direitos do Homem" foi o ponto de partida para os alunos do 3.º e 4.º anos compreenderem a necessidade do espírito de fraternidade que deve existir entre os Homens. Seguidamente, debateram o tema da diferença após terem assistido a um vídeo de introdução à obra de Maria Teresa Maia Gonzalez "Tantos meninos diferentes e todos surpreendentes" e ao "podcast" elaborado com a declamação de oito poemas dessa obra, por parte de colegas de turma.


Sem comentários:

Enviar um comentário