Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

23 de novembro de 2012

Feira de S. Martinho



No dia 7 de novembro, comemorou-se o Dia de S. Martinho,  que envolveu alunos, professores e funcionários e atraiu a visita de muitos Encarregados de Educação. A Comissão Administrativa Provisória do nosso Agrupamento respondeu também ao convite para assistir a esta atividade.
A partir das 13h e 10m decorreu a Feira de S. Martinho com venda de produtos locais e tradicionais no espaço exterior, em frente à escola, sob a orientação dos Diretores de Turma, que se envolveram ativamente na dinamização da banca da respetiva turma e na motivação dos alunos.
Associado à comemoração do Dia de S. Martinho foi promovido um Concurso de Provérbios e quadras alusivos a esta efeméride, direcionado para as turmas de 6.º e 7.º ano e que decorreu na Biblioteca Escolar. Neste espaço esteve patente uma exposição com trabalhos de recolha de provérbios e quadras escritas pelos alunos/turmas de 7.º e 5.º ano.
Foi, também, promovido um Concurso de Espantalhos, que envolveu a participação de alunos, professores e encarregados de educação na construção de 32 espantalhos, que foram expostos no jardim em frente à escola.
Para além destas atividades, a comunidade educativa foi presenteada com a dramatização da Lenda de S. Martinho apresentada por um grupo de alunos do 6.ºA. Estes alunos exibiram também a Lenda no espaço da EB1/JI da Bela, aos alunos do 2.º ano e do pré-escolar.
Este dia culminou com o desfile de trajes regionais que abriu com uma dança tradicional (dança dos Pauliteiros) interpretada pelos alunos do 9ºC.
No final foi realizado o tradicional Magusto, que terminou com a oferta de um caldo verde. 
As várias iniciativas dinamizadas neste dia proporcionaram um agradável convívio entre todos os participantes. Foi fomentada e intensificada a relação escola/família e o envolvimento dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos, assim como a participação ativa de toda a Comunidade Educativa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário