Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

21 de maio de 2012

20º aniversário e Dia do Patrono

O Agrupamento comemorou o vigésimo aniversário da sua escola sede e o Dia do Patrono – D. António Ferreira Gomes, no dia em que este celebrava o seu aniversário, 10 de Maio. 
As comemorações iniciaram-se às 14h e 30m com uma cerimónia colorida e animada que incluiu uma coreografia da músicaTitans, do grupo Vangelis por alunos do 2º e 3º ciclos e a interpretação da canção “Alegria”, do Cirque du Soleil, pelos alunos do Clube de Música da escola sede, a que se seguiu a abertura oficial das comemorações por parte da diretora do Agrupamento, Dra. Graça Carneiro. 
O espetáculo apresentado pelos alunos Diana Laezza, do 8ºD e Tiago Alves, do 8ºC continuou depois com as atuações dos alunos das escolas EB1/JI da Gandra e da Bela e da escola sede. A partir das 15h e 30 minutos, várias atividades captaram a atenção dos alunos, a saber: 
• Exposição sobre D. António Ferreira Gomes, na Biblioteca Escolar, organizada a partir da documentação disponibilizada pela Fundação SPES, pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas e pela Equipa da BE.. Na Biblioteca e no átrio da escola foram também expostos trabalhos sobre o patrono da escola, realizados no âmbito da disciplina de EVT. 
• SciencePaper, organizado pelos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais que envolveu equipas de 4 alunos em representação de todas as turmas dos 2º e 3º ciclos. 
• Criativ’artes, com a dinamização de ateliês artísticos no espaço exterior da escola pelos docentes dos grupos de EVT, EV e ET. 
• Na sala dos alunos, o Clube de Xadrez organizou um espaço de Xadrez Aberto que prendeu a atenção de muitos alunos, como já tem sido hábito na nossa escola. 


À noite, a escola organizou um jantar comemorativo e um serão cultural, em que estiveram presentes diversas individualidades do concelho, professores e funcionários que ao longo dos últimos 20 anos trabalharam ou trabalham no Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes. O jantar comemorativo abriu com a receção aos convidados através da visualização de um filme que procurou ilustrar os 20 anos de atividade da escola. O serão cultural principiou com a atuação de um grupo de alunos do Clube de Música, a que se seguiu o discurso da diretora do Agrupamento, Dr. Graça Carneiro. A performance de dois alunos da Escola de Dança DL numa coreografia da canção de Pablo Alborán “Perdóname” e uma sessão de poesia, animada por um grupo de atores dirigidos pelo Prof. Ruben Marks, preencheram esta noite com música, dança e poesia. 
Para terminar as comemorações serviu-se o bolo de aniversário, brindou-se com champanhe e ofereceu-se a todos os presentes um marcador comemorativo. Foi um dia de festa repleto de emoções e recordações…

Sem comentários:

Enviar um comentário