Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

9 de junho de 2011

Actividade de Integração dos alunos de 4º ano


Durante o Mês de Maio, decorreu a terceira edição da actividade de integração dos alunos de 4º ano na escola sede.
Cada uma das turmas de 4º ano do agrupamento passou um dia na escola sede, durante o qual se procurou que os alunos conhecessem e se familiarizassem com o dia-a-dia e o funcionamento desta escola, no sentido de facilitar a sua adaptação a este novo contexto educativo, quando transitarem para o 5º ano.
Assim, os alunos de cada uma das turmas do 4º ano foram recebidos por um Director de Turma, que procedeu à apresentação e distribuição de um folheto informativo de Boas-vindas, fez alguns esclarecimentos relativamente ao funcionamento da escola sede e realizou com eles uma visita guiada pelos diversos espaços. Após a visita, participaram em sessões de sensibilização para algumas disciplinas do 5º ano de escolaridade, como foi o caso de Educação Física, Educação Visual e Tecnológica, Inglês e a Matemática.

De tarde, os alunos assistiram na Biblioteca à projecção de uma apresentação multimédia da história “Os instrumentos da orquestra e a Quinta da Amizade”, na qual se conciliou a leitura, a música e a imagem, enriquecida pela participação instrumental dos alunos do Clube de Música da escola sede e por uma coreografia, treinada antecipadamente  na escola de origem dos  alunos de 4º ano.

No final foi feita a exploração pedagógica da obra e realizada uma breve abordagem à importância e modo de organização da Biblioteca Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário