Bibliotecas do Agrupamento

Bibliotecas do Agrupamento
Há o hábito de pensar que se entra numa biblioteca para procurar um livro. Não é verdade. Sim, por aí se começa, mas o que na realidade se busca é aventura.
Umberto Eco

24 de fevereiro de 2011

Encontro com... Álvaro Magalhães

"Escolhe a profissão que gostes e não terás um dia de trabalho".
Foi esta a expressão que o escritor Álvaro Magalhães utilizou para descrever aos alunos de quinto ano o privilégio de exercer a profissão de que gosta.
A inspiração não sabe ao certo o que será, mas reconhece que pessoas, objectos ou momentos dão-lhe ideias para escrever os seus textos.
Além das referências  à sua obra "Enquanto a cidade dorme", os discentes deram a conhecer ao escritor o prazer que lhes proporciona a leitura das suas obras. Foram , também, recordados os textos e personagens de "O Futebol ou a Vida", "O limpa-palavras e outros poemas" e da saga "Vampiro Valentim".
Em resposta às questões dos alunos ficámos a saber que o escritor prefere a poesia à prosa, pois considera-a mais "misteriosa e secreta". Do total de mais de 6 dezenas de textos publicados foi-nos recordado o título "O circo das palavras voadoras", primeira obra do autor destinada às crianças.
No início desta tertúlia ou a propósito de alguns dos temas de que se ia falando, a poesia entrava pela voz de Adélia Carvalho (também escritora), que lia poemas de outro livro do autor, “O Brincador”.



Foi com muita atenção e entusiasmo que os alunos puderam assistir a este encontro, que decerto contribuiu para aumentar, ainda mais, a curiosidade em relação às obras de Álvaro Magalhães.

Sem comentários:

Enviar um comentário